Comportamento do consumidor: Empresas de Moda sabem o que é isso?

Olá senhoras e senhores que se interessam por marketing e moda, depois de um tempo ausente voltamos com força total e recomeçamos falando de comportamento do consumidor.


Mas para começar é preciso entender o que é comportamento!


Comportamento - é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal, comportamento atmosférico, etc.

Em psicologia, o comportamento é a conduta, procedimento, ou o conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados. Podendo ser descrito como uma contingência tríplice composta de antecedentes-respostas-conseqüências, ou respostas de um membro da contingência.

Pensando no marketing o comportamento do consumidor é definido como o estudo das unidades compradoras e dos processos de troca envolvidos na aquisição, no consumo e na disposição de mercadorias, serviços, experiências e idéias (MOWEN & MINOR, 2003, p. 03). 

Pois bem, já temos os conceitos sobre comportamento e partindo deste pressuposto é necessário entender o que o nosso cliente busca, o que ele compra, como ele usa, como ele descarta este produto....uffa!!! Muita coisa não?! Muitas informações, mas informações extremamente necessárias e importante no processo de desenvolvimento e reformulação de produtos e serviços.
Pensando em MODA, isso se torna ainda mais relevante e importantemente necessário. Vou dar alguns exemplos práticos sobre isso:

- Quantos a alguns anos atrás já compraram as famosas Havaianas e bordaram ou mandaram bordas misangas, customizando a ao seu estilo?
- Quantos perceberam que nas lojas da Havaianas, que diga se de passagem, está pulverizada por todo Brasil, vendem uma infinidade de modelos, estes podendo ser personalizados com broches, strass....


Outro exemplo:

- Quando voce vai até um restaurante ou lanchonete e pede um refrigerante o garçom logo lhe pergunta: " - Com gelo e limão senhor?!"
- Após algum tempo a Pepsi lança a Pepsi TWIST e a Coca Cola não fica atrás e lança a Coca Cola LEMON.

O que podemos perceber?! Que o com base nas expectavas do consumidor, na sua utilização real do produto, nas mutações que o mercado produz, as empresas mais antenadas conseguem lançar produtos cada vez mais vendáveis.

Pensando em MODA, é extremamente importante estar antenado à tendência de mercado, as mudanças estruturais do mercado, mas é vital também estar ligado no consumidor.
Existe hoje empresas especializadas em analise de consumidor, profissionais que se dedicam em tempo integral para analisar as variáveis que levam o cliente a comprar, consumir ou mesmo customizar o produto e descartar um produto.
Mas onde buscar informações na rede, afinal existe um oceano atlântico de informações para ser explorado?!
Sites, blogs, orkuts, Messenger, Facebook, twitter...enfim o mar é grande e maiores ainda os peixes, a "pesca" de informações são sempre fartas.

Mas neste post vamos ser um pouco mais específicos, vamos tratar da analise do consumidor através das redes sociais.


Grandes empresas do mundo todo tem contratado o novo profissional do mercado, o Analista de Redes Sociais. Pessoas especializadas e focadas em buscar informações dentro das redes sociais.
Voce pode se surpreender com a quantidade de informações relevantes que se encontra através das redes.

Quantos participam, já participaram ou já viram comunidades no ORKUT do tipo - "Eu odeio a empresa X!"?

Empresas com atitudes reativas após analisarem as insatisfações, as sugestões, indagações...sobre sua marca, produto ou serviço, tem grande chance de reverter o quadro negativo ou mesmo lançar/ modificar produtos/ serviços que se adequem mais ao consumidor.
O ponto de equilibrio de uma boa relação empresa x cliente está na consideração das variáveis de consumo que o cliente tem em relação ao produto/ empresa.

No proximo post vamos falar de marketing de relacionamento e sua importância na construção e fortalecimento de marca, é claro sempre pensando em empresas de MODA.

Um grande abraços a todos e até a próxima.

Tiago_Plenitud




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